1329488914200619 Aprenda a explorar o seu sistema de crenças
top of page

Aprenda a explorar o seu sistema de crenças

Atualizado: 9 de mar. de 2020



Geralmente, vivemos sem nos dar conta de centenas de ideias que temos sobre nós e sobre tudo o que nos rodeia. Por norma, só conhecermos de forma consciente uma pequeníssima fração das crenças que possuímos. Para a maioria das pessoas isso é um “não assunto”, um tema que não merece roubar tempo.


Acontece, que a maior parte das decisões que tomamos na vida - o que Fazemos, a forma como nos sentimos em relação ao que nos sucede – o que Sentimos, e o que achamos que poderemos criar – o modo como nos Vemos, está diretamente relacionado com as crenças que passámos a assumir em diferentes alturas da vida.


Se tivermos enraizado o hábito de nos vermos como pessoas competentes, o mais certo, é tomarmos decisões de forma mais assertiva e confiante do que se estivermos a passar uma fase em que duvidamos da nossa competência. Repare, que a pessoa e as competências são as mesmas, mas perante dois cenários de crenças, o que faz alterar os resultados é aquilo que acreditamos sobre o assunto.


Tudo isto parece muito óbvio e elementar, mas normalmente não nos damos ao trabalho de nos monitorizar e atuamos de forma automática, gerando resultados que não nos são favoráveis. As nossas crenças menos positivas limitam-nos, por isso são apelidadas de crenças limitadoras. Estas crenças podem-nos levar a boicotar o sucesso em qualquer área de vida e se queremos começar a livrar-nos delas, precisamos de lhes prestar atenção.


O ideal é começarmos por explorar as crenças que temos acerca de nós próprios.


Dedicarmos alguns momentos a refletir e começarmos a responder, desejavelmente, por escrito, a algumas questões relacionadas com o que pensamos sobre nós mesmos. Apresento a seguir algumas sugestões baseadas no inventário de crenças de Rha Goddess.


Devemos escrever as primeiras respostas que nos vêm à mente, sem as editar.


  • Que tipo de pessoa que somos? Analisar as palavras que utilizamos para nos descrever. São palavras bondosas, de crítica, de complacência?

  • Sentimo-nos bem com quem somos?  Reparar se usamos expressões do género: “sim, mas...” ou “sim, exceto...”.

  • Sentimo-nos pessoas capazes? Prestar atenção se restringimos esse sentimento a algumas áreas específicas.

  • Consideramo-nos dignos? Esta resposta geralmente mexe connosco, podendo provocar um “claro que sim!” ou “no fundo, não...”. Em qualquer caso, convém observarmos o que a questão traz à tona.

  • Dizer 5 palavras que nos descrevam. Sim, eu sei, somos muito mais que 5 palavras, mas se tivéssemos de usar apenas 5, quais seriam?

  • Em que coisas somos realmente bons? Nesta questão, não há lugar para modéstias, é importante descrevermos tudo aquilo em que somos bons e analisarmos se somos capazes de assumir esses nossos atributos perante terceiros. Refletir sobre isso.

  • Em que coisas não somos bons? Ver como nos sentimos em relação às coisas em que não somos bom e se nos sentimos seguros a assumi-las perante terceiros. Refletir sobre isso.

  • Ficamos satisfeitos quando nos olhamos ao espelho? Aqui recomendo que usemos compaixão connosco e que nos olhemos nos olhos.

  • Confiamos em nós? Observar por que é que confiamos ou não.


Após refletirmos sobre estas questões, convém ver se reconhecemos a existência de mais alguma(s) crença(s) sobre nós e registá-la(s).


Este é um ponto de partida que podemos usar para começar a inverter algumas opiniões desfavoráveis que temos sobre nós e que muitas vezes nos impedem de alcançar os nossos sonhos e metas de vida. Após esse trabalho estar solidificado, estaremos prontos para analisar as nossas crenças sobre os Outros, sobre as nossas Circunstâncias Atuais, sobre o Mundo, sobre o Sucesso, sobre Algo Maior...


São pequenos passos que vamos dando com segurança, rumo a grandes alcances, em direção a uma Vida Extraordinária!

 




Não perca mais tempo, tome as rédeas da sua vida e concretize os seus sonhos! Comece a viver com mais sentido, seja mais confiante, alegre e abundante. Contacte-me, para eu o ajudar.


Irei acompanhá-lo no seu processo de transformação pessoal no qual se compromete a criar a melhor versão de si - uma versão mais consciente, feliz e realizada.

A única versão que deveria existir!


Envie uma mensagem para mtp@ritapereiragomes.com


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page