Usar o mundo simbólico a nosso favor...

Atualizado: 9 de Dez de 2019




O mundo simbólico sempre me encantou. Desde muito nova, que me interesso pela sincronicidade do que me rodeia, analisando o que os acontecimentos, as palavras e certas situações simbolizam para mim e encarando os sinais como uma forma de orientação na vida. Quando não sei que caminho tomar, presto atenção à simbologia do que me rodeia e do modo como me sinto. Observo a forma como os acontecimentos do dia a dia dialogam comigo, deixando que se transformem numa espécie de Oráculo – o meu oráculo pessoal, disponível 24 horas por dia.


Na minha constante procura pelo aumento de autoconsciência, uso com frequência a simbologia como forma de ampliar o sentido das coisas e de as validar com maior certeza e confiança.

Há certas “coincidências” que não podiam ter sido fabricadas, o seu significado é de tal forma óbvio e indiscutível para quem o vê, que corroboram na perfeição a noção de sincronicidade com o que está aí presente. São sinais inequívocos de um certo sentido, de uma orientação, havendo uma validação interna no peito que não deixa margem para dúvidas. Nesses momentos, vivemos em fluxo, temos acesso a algo maior, algo que passa a estar disponível para nós sempre que nos mantemos atentos, alinhados e fiéis à nossa essência - caso estejamos dispostos a ver a vida com um novo olhar.

E é aí que retorno sempre que tomo consciência que saí do modo de alinhamento com a minha essência. Com um novo olhar, volto a prestar atenção ao diálogo com o que me rodeia. Dou comigo a pensar sobre o sentido das coisas e a analisar a sua congruência ou dissonância relativamente a algo maior. Curiosamente, constato que é na dissonância que encontro as maiores pistas para o meu crescimento pessoal. Quando vejo que algo não está bem e permito que os resultados que tenho estado a criar, me informem sobre aquilo que preciso de ajustar ou de alterar para criar o que realmente pretendo.

Ao longo de quase 30 anos, fui desenvolvendo uma espécie de radar de “coincidências significativas” que me vai mantendo alerta. Desde muito cedo, tive a sorte de ter sido apresentada ao mundo do simbólico e das “coincidências significativas” através da minha Mãe, que me punha em contacto com livros como a Sincronicidade,de Carl Jung, a Profecia Celestina, de James Redfield e tantos outros, além de me dar exemplos de vida repletos de lições de sincronicidade.


Lembro-me perfeitamente de uma vez que, perante uma situação difícil na sua vida, a minha Mãe soube o que havia de fazer ao observar uma joaninha que pousou na mesa, enquanto tomávamos um café numa esplanada. De repente disse: “Já sei! O que preciso de fazer é consultar a Joaninha” – referência a uma prima minha que é advogada. Foi com exemplos destes que me habituei a estar atenta ao oráculo da vida.


Anos mais tarde, voltei a aprofundar esses conceitos ao frequentar alguns cursos com o Robert Moss, uma sumidade mundial no que toca a dar sentido e a interpretar o mundo dos sonhos, deixando esse poder exclusivamente para quem sonha e não para terceiros. Num dos seus livros magníficos, Sidewalk Oracles, Playing with Signs, Symbols and Synchronicity in the Dream of Everyday Life, Robert apresenta a ideia de que todos nós podemos ser Kairomancers, (trocadilho com chiromancers), tendo criado este termo a partir das palavras gregas: kairos – momento especial (conceito temporal) e manteia – oráculo.


O conceito temporal kairos é muito diferente do conceito temporal Chronos, o tempo linear dos ponteiros do relógio que nos é tão familiar. O modo temporal kairos está presente quando nos libertamos, nem que seja por um breve instante, das noções de tempo (linear) e espaço que nos são familiares, e começamos a deixar que tudo venha até nós segundo uma lógica diferente.

Para nos tornarmos kairomancers e aplicarmos a “ciência” da sincronicidade, interpretando sinais, símbolos e navegando na sincronicidade da vida do dia-a-dia, precisamos de ter um poeta na Alma e de aumentar cada vez mais o nosso talento de ver simbolicamente e de reconhecer “rimas” em cada acontecimento, situação e forma de ser ou de estar.

De acordo com Moss,

“Tudo dialoga connosco [...], tudo conspira para nos mostrar o que o Céu e a Terra querem ver acontecer [...] só precisamos de ter novos ouvidos e um olhar fresco.”


E que tal experimentar ser um kairomancer por um dia e deixar que tudo o que o rodeia dialogue consigo de forma simbólica? Um truque que funciona sempre é fazer a experiência com um espírito de alegria e brincadeira. Quando não levamos as coisas demasiado a sério, tudo funciona melhor. Por que não, experimentar seguir uma ou outra pista para ver como corre? Lembre-se de manter na alma o espírito de um poeta que domina a arte de encontrar o que rima com cada estado e de ver simbolicamente.


Imagine que vai no trânsito e de repente, parece que está a receber sinais de todos os lados para abrandar. Fica parado em 3 sinais vermelhos consecutivos, que habitualmente estão verdes, vê um anúncio na estrada e/ou um autocolante no carro da frente com uma frase que parece que foi escrita mesmo para si, e, simultaneamente, se depara com todas as vias bloqueadas de forma a não ter escapatória possível. Está mesmo a ser obrigado a parar, não vai poder manter o seu tempo habitual...  Reflita um pouco, será que precisa de abrandar algum aspeto da vida?


Ou então, vê-se perante um dilema: não sabe se deve avançar para uma nova proposta de trabalho. Brinque com o oráculo da vida e estipule um certo período de tempo para receber pistas sobre o que há-de fazer. Por exemplo, decidir estar atento aos sinais que chegam até si durante a próxima meia hora. Durante os 30 minutos seguintes, entre na magia do mundo da sincronicidade e veja o que chega até si. São setas a mandar seguir em frente? Sinais verdes? Alguém que fala consigo e sem mais nem menos, lhe diz para avançar ou lhe conta algo relativo ao sucesso que tem tido desde que aceitou uma nova proposta pessoal. Não force nada, deixe as coisas virem até si e mantenha-se um mero observador do sentido do diálogo do oráculo da vida. 


Experimente brincar com os sinais que a vida lhe está a mandar a toda a hora. Quem sabe, não tem uma surpresa...



Não perca mais tempo, tome as rédeas da sua vida e concretize os seus sonhos. Comece a viver com mais sentido, seja mais confiante, alegre e abundante. Contacte-me, para eu o ajudar.


Irei acompanhá-lo no seu processo de transformação pessoal no qual se compromete a criar a melhor versão de si - uma versão mais consciente, feliz e realizada.

A única versão que deveria existir!


Envie uma mensagem para mtp@ritapereiragomes.com

30 visualizações1 comentário
Entre em contacto Comigo:

 

Envie-me uma mensagem, expondo as suas questões e indicando o que quer manifestar nos próximos 3 a 6 meses da sua vida. 

Não deixe que nada o impeça de realizar os seus maiores sonhos. Conte comigo para o ajudar!

Atenção: é importante verificar depois se o email de resposta à sua mensagem não foi para spam.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

© 2019    Rita Pereira Gomes - MTP

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem